quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Prof. Fabiano Silva é entrevistado pela Federação Paulista de Futsal


Confira a entrevista exclusiva realizada pela Federação Paulista de Futsal com o Prep. Físico da Gazin/Umuarama, equipe paranaense que disputa a Liga Futsal e também Personal Trainer, o Prof. Fabiano Silva, 35 anos.






Fabiano comenta sobre a campanha do "Futsal! Um Sonho Olímpico", idealizada em 2003 pela FPFS. 
"Sou extremamente a favor da campanha, aliás, faço parte dela como integrante da comissão técnica de uma equipe a qual esta entre as 23 de nivel nacional do esporte futsal. Mas tenho algumas particularidades onde vejo que necessitam de melhoras para que o esporte torne-se olímpico, entre elas, a profissionalização dos setores que comandam as equipes de futsal".


Perfil
Nome: Fabiano Leal Silva
Apelido: prof. Fabiano Silva
Data de nasc: 13/03/1976
Estado civil: Casado
Filhos: Não
Formação: Licenciatura plena em Educação Física (URCAMP - Alegrete-rs) e Especialista em Fisiologia do Exercício (UGF - Rio de Janeiro- RJ)


FPFS - Quando e onde começou a exercer a profissão de preparador físico?
Prof. Fabiano - Em Farroupilha-RS, no ano de 2007


  O que é essencial para ser um bom preparador físico?
Ter os seguintes aspectos: conhecimento em diversas áreas, liderança, discernimento na aplicação dos treinamentos, humildade e estar sempre disposto a estudar e trocar informações. 
 Qual é o método utilizado na preparação do atleta?
  Utilizo diversos métodos, abrangendo diversas áreas.
Como é o entrosamento e o convívio com os jogadores, a comissão técnica e com a direção do clube?
Existe um entrosamento e uma harmonia muito interessante entre atletas e comissão técnica, no meu ponto de vista. já em relação a direção do clube não existem problemas, mas como não ha uma aproximação efetiva entre essas partes, a relação é de respeito e de confiança nos profissionais.
Você tem alguma referência no futsal?
Sim, vejo que devemos ter. na área da preparação física tenho algumas referencias nos quais sou colega deles atualmente. não precisando citar nomes, acredito que entre 5 e 6 nomes são referencias sim para mim. ja em relação a treinadores, tenho como referencias todos os que trabalhei como comissão técnica, cito prof. lacerda (florianópolis futsal); jarico (unisul futsal); prof. malafaia (umuarama futsal e atual colega de comissão técnica).
Quais clubes você atuou e qual foi o mais marcante?
atuei na aff/brasil futsal (2007), cortiana/ucs/aff futsal (2008-2009) e umuarama futsal (2010-2011). acredito que o mais marcante foi o primeiro clube, aff/brasil em 2007, por ser onde tudo começou.
Qual jogo foi marcante para você?
Nesse esporte temos vários, mas posso mencionar dois jogos: final da série ouro/prata de 2007 entre Aff/Brasil x UCEPEL, onde ficamos com o 2º lugar e final do sul-americano de clubes em 2009 entre cortiana/aff x malwee, onde novamente ficamos com o 2º lugar.

Você teve alguma grande decepção no futsal?
Até o momento não tive uma grande decepção, não no futsal.

Na sua opinião o que é essencial para uma equipe ganhar?
Vários aspectos são essenciais para uma equipe vencer e ganhar titulos. posso aqui colocar alguns deles, que são: união, planejamento, organização, logística, humildade, qualidade, estrutura de trabalho, sendo que a junção de cada aspecto desse acima citado fará uma equipe vencer e alcançar seus objetivos.

Alguma dica para quem está começando agora?
Todo o profissional que esta começando, entendo e dou a dica que procure estar bem fundamentado, ter o conhecimento necessário para começar numa área tão importante que é essa da preparação física, estar disposto a trocar informações e pronto para receber e buscar novos conhecimento. Com isso, tenho certeza de que será um ótimo profissional na área.


Quais são as metas para o 2011 e 2012?
As metas para 2011 ja foram traçadas e estamos em busca delas, que são os títulos da Liga Nacional de Futsal e o Campeonato Paranaense. Já para 2012 preciso ainda definir o futuro aqui no clube, ver o que o clube quer almejar em termos de busca de títulos e melhora da estrutura atual, em relação a preparação física.



Você também é personal trainer, fale sobre esse trabalho

É um mercado da Educação Física, direcionado ao treinamento personalizado muito interessante. Sou suspeito para falar, pois sou um apaixonado por esta área também, mas para exercer essa função de personal tem que estar muito atento, interado e estudando diversos assuntos e disciplinas que ela abrange, pois trata-se de uma área muito complexa e exigente de conhecimentos.  


Sua opinião sobre a campanha "Um Sonho Olímpico".
Sou extremamente a favor da campanha, aliás, faço parte dela como integrante da comissão técnica de uma equipe a qual esta entre as 23 de nivel nacional do esporte futsal. Mas tenho algumas particularidades onde vejo que necessitam de melhoras para que o esporte torne-se olímpico, entre elas, a profissionalização dos setores que comandam as equipes de futsal.


Bate-bola



Prato favorito: Como um bom gaúcho, churrasco.
Música: pagode
Livro: todos relacionados a atividades físicas
Programa Esportivo: Futebol e Futsal
Melhor narrador: Haroldo de Souza (Rádio Band Am-RS)
Melhor técnico: Murici Ramalho
Melhor jogador: Leandro Damião (S. C. Internacional - RS)
Do que você não abre mão:
 Condição e estrutura de trabalho
Senão fosse preparador físico, o que seria? Preparador Físico
Uma frase: Esteja sempre disposto e preparado a aprender!!!

Planos para 2011: Alcançar os objetivos  traçados
Fabiano por Fabiano

Uma pessoa batalhadora e humilde, que busca sempre os objetivos planejados, sem inveja e com muita persistência! 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário