terça-feira, 6 de novembro de 2012

Colômbia mantém chances com primeira vitória


Colômbia mantém chances com primeira vitória

Com direito a susto, a Colômbia conseguiu nesta terça-feira sua primeira vitória em uma Copa do Mundo de Futsal da FIFA - e logo uma goleada. Depois de um primeiro tempo equilibrado e um empate em 3 a 3, a equipe sul-americana melhorou e impôs seu nível para bater Ilhas Salomão por 11 a 3, pulando a três pontos no Grupo F e se mantendo com chances de classificação às oitavas de final. Por outro lado, Ilhas Salomão acumulou sua segunda derrota e praticamente deu adeus à vaga.

Foi um primeiro tempo agitado, entre duas equipes que precisavam da vitória e partiam em busca do gol. Bem melhor do que na derrota para a Rússia (16 a 0), Ilhas Salomão surpreendeu com bom toque de bola e acertou a trave de Juan Lozano. Mas foi a Colômbia que saiu na frente com dois gols em um minuto, com Jhonathan Toro e Jose Quiroz. O time da Oceania, no entanto, reagiu rápido e empatou na mesma moeda, com dois gols-relâmpagos, através de Elliot Ragomo (em cobrança de pênalti) e Samuel Osifelo.

Como se fosse possível, o final da primeira etapa foi ainda mais agitado. Paul Huia, goleiro de Ilhas Salomão, acabou expulso, e a Colômbia aproveitou para fazer 3 a 2 novamente com Toro. Com garra, porém, o time oceânico buscou novo empate a 13 segundos do fim, com Mica Leaalafa igualando.

Na volta do intervalo, os sul-americanos mostraram mais intensidade e deslancharam no placar, com nada menos que oito gols - sendo três nos últimos 30 segundos de jogo. De cara, Andres Reyes fez 4 a 3, dando mais tranquilidade à equipe. A partir daí, foi um festival: Yefri Duque, o mesmo Reyes, Jorge Abril, Toro - com seu terceiro no jogo -, Angellott Caro, Yeisson Fonnegra e Johann Prado completaram um triunfo que voltou a dar esperanças ao estreantes. Agora, é tudo ou nada contra a favorita Rússia, enquanto os salomônicos tentam a vitória de honra contra a Guatemala.

"No primeiro tempo, apressamos um pouco o jogo: um erro que cometemos por causa da nossa juventude e falta de experiência. Já na segunda etapa esperamos por eles, e nosso contra-ataque foi mortal. É verdade que fizemos história ao vencer nosso primeiro jogo de Copa do Mundo, mas não posso estar completamente satisfeito com isso. Agora, temos que pensar na melhor maneira de encarar a Rússia."
Amey Fonnegra, técnico da Colômbia

"Claro que estou satisfeito com o primeiro tempo e muito descontente com o segundo. Perdemos a concentração e paramos de executar nosso plano de jogo, que era de pressioná-los e marcar duro no homem a homem. Temos o talento, mas precisamos seguir trabalhando para melhorarmos."
Dickson Kadau, técnico das Ilhas Salomão.


Fifa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário