sábado, 7 de dezembro de 2013

Jozi destaca evolução e avalia adversárias do Mundial Feminino




Arquivo pessoal
Jozi ao lado de Giga e Missi, companheiras de posição na Seleção

Os trabalhos para manter a hegemonia no futsal feminino seguem a todo vapor na cidade de Brusque (SC). O técnico Manoel Tobias está reunido com as convocadas realizando uma pré-temporada para o Mundial, que ocorre na Espanha, entre os dias 13 e 20 de dezembro.

A ideia de Tobias e da comissão técnica é seguir o mesmo caminho da equipe masculina: renovando sem perder a experiência. Uma das líderes do grupo é a goleira Jozi, campeã Mundial com a Seleção. Para ela, a semana de trabalhos dará frutos na competição.

"Os profissionais que estão com a gente são conhecidos e com uma carreira vitoriosa. Podemos aprender de todos e assim está sendo. O grupo é muito dedicado e pouco a pouco vamos conseguindo colocar em prática o que nos pede o Manoel (Tobias). Depois desses primeiros dias de trabalho, já começamos a sentir e a ver que estamos evoluindo", afirma.

Ao se apresentar na Seleção, a goleira encontrou companheiras novas e mais jovens, caso da ala Amandinha. Destaque nas competições nacionais, a jogadora ganhou oportunidade para defender o país e recebe apoio das companheiras. Jozi aponta que o principal é colocar em prática aquilo que se faz nos treinos, para tirar o peso de vestir a camisa amarelinha das costas.

"A forma mais simples de sentir-se tranquila aqui é treinar e fazer as coisas como se estivéssemos no clube. É importante que cada uma sinta confiança, e para isso nada melhor que receber elogios por uma jogada bem feita, por um passe bem dado, por uma boa defesa. Incentivar as boas ações e criar um ambiente positivo é o que tento fazer e vejo que muitas companheiras também. São essas pequenas ações que impulsionam o grupo e nos torna mais coeso", pontua.

Favoritismo

Em três campeonatos mundiais, a Seleção Brasileira conquistou todos. Por isso, segue para a Espanha como uma das equipes mais visadas e conhecidas da modalidade. As adversárias evoluíram e procuram surpreender o Brasil. Jozi revela que tem consciência do 'favoritismo', mas sabe da importância de manter a cabeça no lugar e conquistar os resultados degrau por degrau. 

"Estamos conscientes de que somos a Seleção a ser batida. Todos querem ganhar do Brasil, sempre. Temos que nos preparar para jogar quatro finais na fase de grupos. Nada de antecipar uma possível semi-final ou final contra Portugal ou Espanha. Primeiro, fazer bem o trabalho contra Ucrânia, Malásia, Irã e Rússia. O futsal é uma caixinha de surpresas. Teoricamente se espera uma maior rivalidade e também um melhor nível de seleções com mais tradição na modalidade como Brasil, Espanha, Portugal e Rússia. Mas, no último mundial, foram surpresas positivas no quesito evolução. Posso citar Japão, Irã e a Ucrânia. Acho que este pode ser um dos mundiais com mais equilíbrio" revela.

Para seguir trilhando o caminho das vitórias, a goleira aponta como fundamental o apoio do torcedor. Por isso, Jozi manda um recado para quem tanto vibra com as conquistas das meninas em quadra: "Quero dar aos torcedores e fãs do futsal feminino Brasileiro o meu muito obrigada. Nos sentimos felizes por todas as mensagens recebidas e por toda a energia positiva que nos enviam. Vocês são muito importantes para o desenvolvimento da modalidade. Obrigada por acreditar na gente. Obrigada por apoiar o futsal feminino".

Os jogos do IV Mundial Feminino vão ocorrer na Ciudad Real e em Alcazar de San Juan. Além do Brasil, disputam o título as seleções da Espanha, Rússia, Portugal, Japão, Ucrânia, Irã, Malásia e Costa Rica. 

Confira a convocação:

Goleiras

Joziane de Oliveira - CD Burela FS (Espanha)
Patricia Moraes de Faria - Chapecó
Missiara Luiza Papst - Nacional Gás


Fixas

Diana Santos de Oliveira Mendes - Barateiro
Cilene Pereira Paranhos - São Caetano
Tatiane Debiasi Croceta - Chapecó

Alas

Amanda Lyssa de Oliveira Crisostomo - Barateiro
Vanessa Cristina Pereira - Chapecó
Luana Verucia de Moura - Barateiro
Renata Adamatti - Chapecó
Ariane Nascimento da Silva - Kiderman

Pivôs

Caroline da Silva Marciano - Barateiro
Juliana Delgado - Atlético de Madrid (Espanha)
Lucileia Renner Minuzzo - Lazio (Itália)

Comissão Técnica
Diretor: Edson Domingues Nogueira
Treinador: Manoel Tobias da Cruz Jr.
Auxiliar Técnico: Ney Pereira
Médico: Mauro Katsumo Fuziki
Assessor: Luiz Cláudio Carvalho
Preparador físico: Harrison Fabrício Muzzy Rodrigues

Fonte: CBFS

Nenhum comentário:

Postar um comentário