sábado, 19 de abril de 2014

Conhecendo as regras do futebol de salão AMF


Conhecendo as regras do futebol de salão AMF
#CFSBConfederaçãodeFuteboldeSalãodoBrasil 

Em Português

REGRA n°01
A SUPERFÍCIE DE JOGO

A superfície de jogo e suas características se determinam no seguinte plano:

DIMENSÕES:
A superfície de jogo será retangular e sua longitudinal será maior que sua largura.

COMPRIMENTO:
Mínimo = vinte e oito (28) Metros
Máximo = quarenta (40) Metros

LARGURA:
Mínimo = dezesseis (16) Metros
Máximo = vinte (20) Metros

PARTIDAS INTERNACIONAIS
COMPRIMENTO:
Mínimo = trinta e seis (36) Metros
Máximo = quarenta (40) Metros

LARGURA:
Mínimo = dezoito (18) Metros
Máximo = vinte (20) Metros

DEMARCAÇÃO DA QUADRA DE JOGO

DEMARCAÇÃO
1. A superfície de jogo se marcará com linhas distintas ou brancas.
2. As linhas de demarcação mais largas se denominam como linhas laterais e as mais curtas são as linhas de meta. Todas as linhas terão uma largura de oito (8) cm.
3. A superfície estará dividida em duas metades por uma linha média, denominada como linha central.
4. O centro da quadra estará demarcado com um ponto de dez (10) cm de diâmetro situado no centro da linha central. Ao redor se traçará um círculo com um raio de três (3) metros.
5. Ao redor da quadra de jogo será obrigatória uma distância de um (1) metro livre de obstáculos.

ÁREA PENAL
A área penal, situada em ambos extremos da quadra, se demarcará da seguinte maneira:

Traçar-se-á uma linha imaginaria de seis (6) metros na longitudinal do interior de cada poste de meta e perpendicular às linhas de meta; No final destas linhas se traçará um quadrante em direção à linha lateral, fechando um raio de seis (6) metros em cada lado, desde o exterior dos postes. A parte superior de cada quadrante se unirá mediante uma linha de três (3) metros e dezesseis (16) centímetros de cumprimento paralelo a linha de meta entre os postes.

PENALIDADE MÁXIMA
Desenhar-se-á um círculo de dez (10) cm de diâmetro a seis (6) metros de distância do ponto do meio da linha de meta entre os postes.

DOBLE PENAL (Tiro de Castigo)
Desenhar-se-á um círculo de dez (10) cm de diâmetro a nove (9) metros de distância do meio da linha de meta entre os postes.

AS ZONAS DE SUBSTITUIÇÃO
Ficará localizada na linha lateral da quadra em frente aos bancos de reservas, para que os atletas possam entrar e sair da quadra de jogo. A mesma terá três (3) metros de cumprimento e estará delimitada em cada extremo por duas linhas perpendiculares de oitenta (80) cm de largura.

A área situada em frente à mesa de controle terá três (3) metros para cada lado a partir da linha central, devendo a mesma permanecer livre e em boas condições de visão.

AS METAS
Serão colocados no centro de cada linha de meta dois postes verticais de madeira ou metal, quadrados ou redondos, distantes das linhas laterais ou de esquinas e unidos na parte superior por um travessão similar e horizontal.

A distância medida entre o interior dos postes será de três (3) metros e a altura do solo até o travessão será de dois (2) metros. Os postes e travessão terão oito (8) cm de diâmetro. As redes deverão ser de sisal ou náilon, será enganchada a parte posterior dos postes e travessão e na parte inferior estará presa a ganchos encurvados ou qualquer outro suporte adequado.

SEGURANÇA
Poderão ser utilizadas metas portáteis, devendo estar fixados firmemente no solo.

SUPERFÍCIE DO JOGO
Deverá ser lisa, livre de asperezas e abrasivos – recomenda-se que a superfície seja de madeira, material sintético ou calcário.

DECISÕES
Decisão n° 1: No caso das linhas de meta medir menos de dezoito (18) metros, a linha imaginaria da área penal medirá quatro (4) metros.

Decisão n° 2: Os bancos de suplência ficarão atrás das linhas laterais, com no mínimo um (1) metro de distância da quadra, a mesma distância se respeitará também para a mesa de controle.

► O banco de suplentes estará SEMPRE no ataque de sua equipe.
► Obrigatoriamente o banco de suplentes do mandante da partida ficará do lado direito da mesa de controle. Isto é, automaticamente com a sua equipe iniciando o jogo do lado esquerdo da mesa de controle e realizando a troca de lado no segundo (2°) período.

Em Espanhol

REGLA Nº 1
LA SUPERFICIE DE JUEGO

La superficie de juego y sus características se determinan según el plano siguiente:

Dimensiones:
La superficie de juego será rectangular y su longitud será siempre mayor que su ancho

Largo mínimo 28 m
máximo 40 m

Ancho mínimo 16 m
máximo 20 m

Partidos Internacionales:
Largo mínimo 36 m
máximo 40 m

Ancho mínimo 18 m
máximo 20 m

Marcación:
1. La superficie de juego se marcará con líneas; dichas líneas pertenecerán a las zonas que demarcan.

2. Las dos líneas de marcación más largas se denominarán líneas laterales y las dos más cortas, líneas de meta. Todas las líneas tendrán un ancho de 8 cm.

3. La superficie estará dividida en dos mitades por una línea media, denominada línea de medio campo.

4. El centro de la superficie estará indicado con un punto de 10 cm. de diámetro situado en el centro de la línea de medio campo, alrededor del cual se trazará un círculo con un radio de 3 m.

5. La superficie de juego tendrá a su alrededor 1 m. libre de obstáculos.

Área penal:
El área penal, situado a ambos extremos del campo de juego, se demarcará de la siguiente manera:

Se trazará dos líneas imaginarias de 6 metros de longitud desde el exterior de cada poste de meta y perpendiculares a la línea de meta; al final de estas líneas se trazará un cuadrante en dirección al lateral más cercano que tendrá un radio de 6 m, cada uno, desde el exterior del poste. La parte superior de cada cuadrante se unirá mediante una línea de 3 m y 16 cm. de longitud, paralela a la línea de meta entre los postes.

Punto penal:
Se dibujará un punto de 10 cm. de diámetro a 6 m de distancia del punto medio de la línea, entre los postes y equidistante de éstos.

Segundo punto penal
Se dibujará un segundo punto de 10 cm. de diámetro a 9 m de distancia del punto medio de la línea, entre los postes y equidistante de éstos.

La zona de sustituciones
Es la zona en la línea lateral ubicada frente a los bancos de los equipos que los jugadores utilizarán para entrar y salir al campo de juego. La misma tendrá 3 m de largo y estará delimitada en cada extremo por dos líneas perpendiculares de 80 cm. de largo (40 cm. al interior y 40 cm. al exterior) y 8 cm. de ancho.

El área situada frente a la mesa del cronometrador, 3 m a cada lado de la línea del medio campo, permanecerá libre.

Las metas
Serán colocadas en el centro de cada línea de meta. Consistirán en dos postes verticales, de madera o metal, cuadrados o redondos, equidistantes de las esquinas y unidos en la parte superior por un travesaño similar horizontal.

La distancia (medida interior) entre los postes será de 3 m y la distancia del borde inferior del travesaño al suelo será de 2 m.

Los postes y el travesaño tendrán el mismo ancho y espesor: 8 cm.
Las redes que deberán ser de cáñamo, yute o nailon se engancharán en la parte posterior de los postes y el travesaño, y la parte inferior estará sujeta a tubos encorvados o a cualquier otro soporte adecuado.

La profundidad de la meta, del lado interno de ambos postes hacia el exterior de la superficie de juego, será de al menos 80 cm. en su parte superior y de 100 cm. a nivel del suelo.

Seguridad
Se podrá utilizar metas portátiles, pero éstas deberán fijarse firmemente en el suelo.

Superficie de juego
Deberá ser lisa, libre de asperezas y no abrasiva; se recomienda que la superficie sea de madera, material sintético o calcáreo. Deberá evitarse el uso de hormigón o alquitrán.

Decisiones
Decisión 1
En el caso de que las líneas de meta midieran menos de 18 m, las líneas imaginarias del área penal medirán 4 m.

Decisión 2
Los bancos de los equipos se situarán detrás de la línea lateral, como mínimo a 1 m. de distancia de la misma, inmediatamente a continuación del área libre situada frente a la mesa del cronometrador.

Al inicio de cada periodo de tiempo, los equipos ocuparán sus respectivos bancos de suplentes en su zona de ataque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário