Ontem
Em 2006, quando a Federação Australiana de Futebol decidiu se afiliar à Confederação Asiática de Futebol (AFC), certamente todos os outros países da Oceania devem ter respirado aliviados. Até então, os Socceroos haviam sido os únicos do continente a se classificarem para uma Copa do Mundo de Futsal da FIFA. Desde que os australianos deixaram de disputar as eliminatórias para o Mundial de Futsal da zona da OFC, as Ilhas Salomão assumiram o favoritismo local e venceram as últimas quatro edições do torneio continental. Na Tailândia, o selecionado salomônico participará pela segunda vez do maior evento de futebol de salão do planeta.
Hoje
A segunda participação das Ilhas Salomão em uma Copa do Mundo de Futsal da FIFA tem tudo para ser melhor do que a primeira. Há quatro anos no Brasil, o país foi eliminado logo ao término da primeira fase. As esperanças do país recaem principalmente sobre os dois principais astros, Micah Lea'alafa e Elliot Ragomo, que brilharam no torneio classificatório. Outro importante nome da equipe éJack Wetney, que deverá desempenhar um importante papel na seleção comandada pelo técnico Dickson Kadau.
AmanhãO técnico Kadau sabe bem que a seleção não está entre as favoritas na Tailândia. No entanto, o pequeno país insular fará de tudo para se reabilitar das amargas derrotas sofridas na primeira aparição em um Mundial de Futsal. O capitão Ragomo deu a receita para o sucesso logo depois de o país carimbar o passaporte para disputar o torneio. "Trabalhamos duro para chegar aqui e merecemos a classificação para a Copa do Mundo", afirmou. "Vamos dar motivos para que as Ilhas Salomão e a Oceania tenham orgulho de nós."
Nomes e números
Destaques da atualidade
Micah Lea'alafa, Elliot RagomoJack Wetney

Campanha nas eliminatórias
Em uma final dramática, as Ilhas Salomão derrotaram o Taiti por 6 a 4 para ficarem com o título do Campeonato de Futsal da OFC 2011. O país venceu as cinco partidas que disputou no torneio.

O número
49 — Os gols marcados pelas Ilhas Salomão no Campeonato de Futsal da OFC 2011 em cinco partidas. A maior goleada do selecionado salomônico foi por 16 a 0 contra Tuvalu.