Brasil no Mundial de Futsal 2012

Galeria de Fotos - Brasil 4 x 1 Japão
Brasil vence o Japão na estreia da Copa do Mundo


A Seleção Brasileira estreou com vitória nesta quinta-feira (1/11), na Copa do Mundo de Futsal Fifa 2012, justamente contra o Japão, mesmo adversário da estreia de 2008.O selecionado do Brasil venceu por 4 a 1. Devido a uma lesão o craque Falcão não atuou nessa partida.

Para o torcedor mais supersticioso, o caminho canarinho pela Tailândia não poderia ter começado melhor. O jogo foi realizado na cidade de Nakhon Ratchasima, às 12 horas, horário de Brasília, com transmissão do canal Sportv e da Bandeirantes.

Apesar da coincidência, Marcos Sorato, treinador da Seleção Brasileira, admite que a equipe japonesa evoluiu bastante seu futsal em quatro anos. “O Japão foi completamente diferente da equipe que nos lembramos de ter enfrentado em 2008", reconheceu. "Os japoneses evoluíram muito, taticamente e fisicamente", afirmou o comandante brasileiro.



Vídeo: 
http://es.fifa.com/futsalworldcup/highlights/video/video=1816780/index.html







Falcão participa de treino com bola

Há uma semana, o ala da ADC Intelli e da Seleção Brasileira, Falcão, vivia a angústia e a incerteza se estaria no Mundial da Tailândia. Mas neste domingo o ala comemorou seu primeiro treino com bola, em terras japonesas, local onde o selecionado brasileiro realiza sua preparação para a Copa do Mundo.

Com uma lesão no músculo da coxa direita, o camisa 12 só teve presença garantida na delegação brasileira no dia da viagem para o Japão, através de uma ressonância magnética que apontou melhora no local da lesão.

Na reta final de recuperação, o ala comemorou, através de sua conta pessoal no twitter, sua participação no treinamento e o fato de não sentir dores e ainda afirmou estar aprimorando a parte física com o Preparador Físico da Seleção, João Romano.

"Muito feliz!!! Participei do treino com bola hoje e nada senti. Aprimorando bastante a parte física com João Romano. Feliz!", postou o jogador.

Além do ala Falcão, a Seleção Brasileira conta com mais quatro atletas da ADC Intelli: Ciço, Guitta, Jé e Vinicius e se completa com os goleiros Tiago e Franklin, os alas Ari, Gabriel e Fernandinho, os fixos Neto e Rodrigo e os pivôs Simi e Wilde.

Com informações: Carlos Silva






Destino - Mundial de Futsal 2012

Tailândia

Tailândia

Com paisagens espetaculares, uma cultura fascinante e um povo caloroso e acolhedor, a Tailândia tornou-se um dos destinos mais procurados pelos turistas do mundo inteiro.
O país, conhecido como Sião até 1939, cobre uma área de mais de 513 mil km², onde vive uma população estimada em quase 67 milhões. Desde 1932, a monarquia constitucional vigora como regime político. A Tailândia é o único país do sudeste asiático que nunca foi colonizado por uma potência estrangeira. A capital Bangkok é, de longe, a maior cidade, com mais de 9 milhões de habitantes. Os tais, grupo étnico de origem tailandesa ou laosiana, com raízes no sudoeste da China, correspondem a 80% da população nacional. Entre as minorias, os chineses são os mais numerosos, mas há também importantes comunidades de malaios, de cambojanos e de vietnamitas, bem como uma grande variedade de tribos que habitam o norte.
A moeda tailandesa é o baht. O tailandês é o idioma oficial, mas o laosiano, o chinês, o malaio e as línguas mon-khmer também são amplamente praticados. O budismo abrange 90% dos habitantes, e há 18 mil templos budistas e 140 mil monges espalhados pelo país. Os muçulmanos formam o segundo maior grupo religioso, correspondendo a 4% da população. As maiores cidades tailandesas são Bangkok, Chiang Mai, Songkhla e Nakhon Si Thammarat.
Localização
Situada no sudeste asiático, a Tailândia é limitada ao norte e a oeste por Mianmar, a nordeste pelo Laos, a sudeste pelo Camboja e pelo Golfo da Tailândia, ao sul pela Malásia, e a sudoeste pelo Mar de Andaman e por Mianmar.
Geografia
Tailândia situa-se majoritariamente na Península da Indochina, embora o sul do país estenda-se até a Península Malaia. Com um território cujo comprimento (1770 km de norte a sul) é quase duas vezes maior do que a largura (805 km de leste a oeste), a Tailândia é um país de contrastes. Cadeias montanhosas dominam o norte e o sul, ao passo que a região central é formada por férteis planícies fluviais, fornecendo as melhores terras para a agricultura, que responde por 90% da atividade econômica do país. O clima tropical, caracterizado pelas monções, é quente e úmido.
A diversidade de paisagens espetaculares é impressionante: praias suntuosas no sul, montanhas de até 2.500 metros de altura no norte e, ao longo das regiões costeiras, florestas praticamente intocadas, com uma vida selvagem excepcional. Tantas riquezas naturais ajudaram o turismo a tornar-se o segundo setor mais importante da economia nacional. A principal fonte de renda do país continua sendo a agricultura, com destaque para o papel da Tailândia como uma das maiores produtoras de arroz do mundo.
Cidades-sede
Bangkok e Nakhon Ratchasima

Cidades-sede da Copa do Mundo Futsal Fifa


Nakhon Ratchasima

Nakhon Ratchasima

Localizada 260 quilômetros a nordeste de Bangkok, Nakhon Ratchasima é a capital da província e do distrito de mesmo nome. Também conhecida como Khorat, por estar situada sobre o planalto homônimo, tem uma população de cerca de 166 mil habitantes e importância histórica como principal porta de acesso para a região nordeste da Tailândia.

Hoje, a cidade também cumpre um papel importante na economia regional e nacional, centralizando atividades agrícolas e industriais, com destaque para a produção de arroz, cana-de-açúcar, gergelim e frutas. Além disso, é considerada o berço da seda tailandesa. Todas essas características fazem de Nakhon Ratchasima a segunda cidade mais importante do país.
Entre as principais atrações turísticas estão o zoológico, um dos mais modernos da Ásia; o tempo de Sala Loi, construído em 1827 e representante da arquitetura da época; e a Base da Real Força Aérea Tailandesa de Khorat, utilizada pelos Estados Unidos durante a Guerra do Vietnã. O Parque Nacional de Khao Yai, segundo maior da Tailândia, também é parada obrigatória para os visitantes que exploram o país. O mesmo se pode dizer das ruínas localizadas nos arredores da cidade, testemunhas privilegiadas de uma região rica em história, cultura e paisagens paradisíacas.
No que diz respeito à vida esportiva da cidade, a grande atração é o "Complexo Esportivo 5 de dezembro de 2007, 80º Aniversário de Sua Majestade o Rei", estádio multiuso batizado em homenagem aos 80 anos do rei Bhumbol Adulyadej. O complexo foi sede das cerimônias de abertura e de encerramento dos Jogos do Sudeste Asiático 2007 e, desde 2008, recebe as partidas do Nakhon Ratchasima Football Club, time que disputa a terceira divisão do campeonato nacional.

Bangcoc 

Bangcoc

Desde 1782, Bangcoc já era a capital da Tailândia (antigo Sião). Hoje em dia, a cidade conta com cerca de sete milhões de habitantes e se estende por uma área de aproximadamente 1.500 km². Na região metropolitana de Bangcoc, a população total supera 12 milhões de pessoas.

Bangcoc é o centro político, econômico e cultural da Tailândia, contando com universidades, faculdades, palácios e mais de 400 templos e monastérios budistas. Além disso, a cidade tem dois aeroportos internacionais, o Suvarnabhumi e o Don Mueang, e representa a mais importante conexão rodoviária do país.

Situada em uma zona de clima tropical, Bangcoc tem temperatura média de 28,4 ºC. Principalmente durante o período das monções, de maio a outubro, costuma chover abundantemente, o que pode causar muitas inundações.

Uma visita ao Museu Nacional de Bangcoc é obrigatória, já que se trata do maior museu do tipo em todo o sudeste asiático. Ele fica na parte antiga da cidade, na ilha Rattanakosin, ao norte de Borom Maharadscha Wang, no distrito de Phra Nakhon. A região também conta com muitos pontos turísticos, como a capela Buddhai Sawan e muitos vestígios da Idade do Bronze.

O Wat Phra Kaeo é o templo mais importante da Tailândia. É lá que está o chamado Buda de Esmeralda, uma estátua do Buda de cerca de 66 cm de altura considerada a relíquia nacional do país. Juntamente com o Wat Pho (Grande palácio) e o Wat Mahathat (universidade budista), o Wat Phra Kaeo forma o centro histórico de Bangkok.

Além de tudo isso, Bangcoc é uma cidade apaixonada pelo esporte. Ao lado do esporte número um da Tailândia, o muay thai, o tradicional sepaktakraw também é muito popular. O sepaktakraw é uma espécie de futevôlei praticado com uma bola de vime. O principal objetivo é passar a bola por sobre uma rede utilizando qualquer parte do corpo, exceto mãos e braços. Como no futevôlei, a disputa se encerra se a bola toca o chão. Além disso, cinco clubes da cidade estão na primeira divisão do Campeonato Tailandês de futebol.




A Copa do Mundo de Futsal da FIFA


A Copa do Mundo de Futsal da FIFA se inicia no dia 1º de novembro e termina com a final em Bangkok no dia 18 de novembro. Além da grande metrópole de Bangkok, que receberá jogos em três ginásios, Nakhon Ratchasima será a outra cidade-sede do torneio.

As 24 seleções estão distribuídas em seis grupos, sendo que os dois primeiros colocados de cada chave garantem vaga nas oitavas de final, assim como os quatro melhores terceiros colocados.

Grupo A: Tailândia, Costa Rica, Ucrânia e Paraguai
Grupo B: Espanha, Irã, Panamá e Marrocos
Grupo C: Brasil, Japão, Líbia e Portugal
Grupo D: Argentina, México, Itália e Austrália
Grupo E: Egito, Sérvia, República Tcheca e Kuwait
Grupo F: Rússia, Ilhas Salomão, Guatemala e Colômbia







"Deixar um legado" é a palavra de ordem dos eventos esportivos atuais em qualquer parte do planeta





"Deixar um legado" é a palavra de ordem dos eventos esportivos atuais em qualquer parte do planeta. É uma promessa que, no entanto, pode soar vazia. No programa Grassroots da FIFA, porém, essa ideia está em primeiro plano e faz parte de todas as iniciativas da instituição que dirige o futebol mundial. A missão é simples: trazer o maior número possível de pessoas para este esporte, inculcando valores humanos e, acima de tudo, levando diversão para todos, ao permitir que participem.

Em agosto de 2012, 600 crianças de diversas partes de Bangcoc, a capital da Tailândia, se encontraram em frente ao Ginásio Huamark, que será uma das quatro sedes da Copa do Mundo de Futsal da FIFA 2012, para o evento que encerrou um seminário de três dias sobre a modalidade.

Sob as orientações de Marco Schuepp, da Área de Desenvolvimento da FIFA, e dos instrutores Sam Schweingruber e Vai-Chung Tsang, meninas e meninos entre seis e 12 anos participaram de um festival de futsal que durou o dia todo. A organização do evento ficou por conta de técnicos tailandeses, que colocaram em prática tudo que haviam aprendido nas 48 horas anteriores.

No entanto, mesmo com tanta empolgação entre as crianças, o que poderia ter sido uma grande confusão correu sob total controle nas cinco quadras onde o evento aconteceu. Duas delas receberam um revestimento especial em azul e vermelho – as cores características do futsal –, que foi proporcionado pela FIFA. O mesmo será usado na província de Korat, ao nordeste do país, em um festival semelhante no mês que vem e, então, entregue à Federação Tailandesa de Futebol (FTF) para que o utilize em outros eventos de formação neste ano e no futuro.

Um começo
Schweingruber era um dos 40 instrutores que estiveram recentemente em Zurique. Ele esteve trabalhando no Camboja nos últimos nove anos. "Fui de viagem e nunca mais voltei", contou ao FIFA.com sob o forte sol da tarde de Bangcoc. "As TVs na Ásia passam uma quantidade inacreditável de jogos de futebol e as pessoas adoram esse esporte. Mas, no Camboja, não existem campeonatos para as categorias de base nem alguém que esteja ajudando as crianças a aprender a jogar ou a melhorar sua técnica."

Assim, Schweingruber começou a bater de porta em porta para tentar obter financiamento e, a seguir, fundou sua própria ONG, que trabalha para resgatar mulheres cambojanas do tráfico de pessoas, que em geral as obriga a se prostituir ou trabalhar em regime de escravidão. Há três anos, ele se tornou um instrutor da FIFA, ajudando a ensinar pessoas de mentalidade parecida em todas as partes do mundo.

Já Tsang, natural de Hong Kong, é um especialista em futsal que dá cursos de níveis 1 e 2 para a Confederação Asiática de Futebol (AFC) e a FIFA. Ele explicou por que o festival de Bangcoc serviu como piloto, já que foi o primeiro projeto do programa Grassroots a usar o futsal como base.

"O futsal é muito popular aqui, mas, como em tantos países, não existe nada entre a elite, que é a seleção nacional, e as crianças que o praticam em parques ou em terrenos baldios. Em conjunto com a FTF, oferecemos aconselhamento aos técnicos. Foi assim que eles realizaram o festival de hoje. Não é para encontrar novos talentos, mas sim misturar meninas e meninos com todos os níveis de habilidade", explicou Tsang.

"Assim, dá para encontrar gente nova, fazer novos amigos e aprender novas técnicas também. Se de repente uma criança cai em um time com outras mais jovens ou menos habilidosas, precisa ser paciente. Assim, ajudamos a trabalhar nela o espírito de liderança, já que será ela a quem as outras crianças ouvirão e de quem aprenderão", detalhou o instrutor.

Apesar de países como Espanha, Japão e Coreia do Sul serem apontados por Tsang como "modelos" de infraestrutura de futsal, nem todo exemplo pode ser copiado à risca. "Cada país tem tradições, culturas e estruturas existentes diferentes", lembrou.

"Nosso papel é modificar aquilo que sabemos que pode funcionar e adaptá-lo da melhor maneira possível à capacidade de organização de cada federação. Mas é claro que, se uma federação decide organizar eventos como este regularmente, passará subitamente a ter condições de identificar atletas de talento e com técnica, que podem receber a orientação de um técnico especializado", continuou.

"Por ora, esperamos ter transmitido algumas ideias e oferecido novos modelos. Agora, a federação tem que se animar a aproveitar este curso e usar o do mês que vem como um catalisador. Eu e o Sam adoraríamos voltar à Tailândia em 12 meses e ver a evolução. Nós dois achamos que a FTF quer fazer disso aqui o começo de algo novo. Seria um legado palpável do evento de hoje."




Equipes: Copa do Mundo de Futsal Fifa Tailândia 2012





Campeão mundial de futsal receberá distintivo da FIFA


O campeão da Copa do Mundo de Futsal da FIFA deste ano receberá, pela primeira vez, uma insígnia especial em reconhecimento pelo triunfo. O Distintivo de Campeão Mundial de Futsal da FIFA faz parte de uma série de emblemas oficiais concedidos aos vencedores de determinadas competições organizadas pela entidade máxima do futebol.

A primeira equipe a ser premiada com o distintivo de campeão mundial da FIFA foi a seleção masculina da Itália que conquistou a Copa do Mundo da FIFA 2006, honraria posteriormente transferida ao conjunto espanhol vitorioso na África do Sul em 2010.

O emblema de campeão também foi entregue aos vencedores das duas últimas edições da Copa do Mundo Feminina da FIFA, Alemanha e Japão, e a alguns dos times mais conhecidos do planeta, como Milan, Internazionale, Manchester United e Barcelona, marcando as vitórias dessas equipes na Copa do Mundo de Clubes da FIFA.

O Distintivo de Campeão Mundial de Futsal da FIFA estará presente no uniforme da seleção que conquistar a Tailândia 2012 entre o primeiro jogo disputado após a competição deste ano e a última partida desse país na próxima edição do torneio, em 2016.

Fonte: Fifa.com




Jogos do Mundial de Futsal são alterados

De acordo com decisão do Comitê de Futsal da FIFA, tomada nesta sexta-feira em conjunto com o Comitê Organizador Local e a Administração Metropolitana de Bangcoc, o calendário de jogos da Copa do Mundo de Futsal da FIFA Tailândia 2012 sofreu algumas modificações.

A Arena de Futsal de Bangcoc receberá as suas primeiras partidas apenas no dia 14 de novembro, e os quatro jogos previstos para antes dessa data foram transferidos para o Ginásio Huamark, também situado na capital.

As obras no local foram inicialmente adiadas em consequência das fortes chuvas de outubro de 2011, que provocaram graves inundações e causaram estragos em algumas áreas da cidade.

A Administração Metropolitana havia planejado entregar a Arena de Futsal de Bangcoc no dia 21 de outubro, mas os temporais das últimas semanas voltaram a ocasionar inundações em várias partes da cidade, diminuindo o ritmo da fase final das obras. A decisão de estender o prazo de conclusão da arena foi tomada a fim de garantir a segurança dos operários, tendo em vista que os meteorologistas vêm monitorando um tufão e uma tempestade tropical na região.

Com o adiamento, o novo ginásio deverá estar pronto para receber dois jogos das quartas de final e as duas semifinais, além da disputa pelo terceiro lugar e da grande decisão, que serão realizadas no dia 18 de novembro.

Os torcedores que compraram ingressos para os três confrontos da fase de grupos ou para o duelo das oitavas de final inicialmente previstos para ocorrerem na Arena de Futsal de Bangcoc podem fazer a troca pelo e-mail cs@thaiticketmajor.com ou pelo telefone +66 (0)2-2623555.

A decisão final sobre a disponibilidade da arena será tomada pela FIFA no dia 25 de outubro.


Fonte: Fifa.com




Clique aqui - http://pt.fifa.com/futsalworldcup/video/video=1571409/index.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário